Palmilhas Posturais

Este exame é realizado por um equipamento chamado barômetro. Trata-se de um dispositivo de alta tecnologia que trabalha com sensores que podem capturar com precisão os pontos de pressão sob a sola do pé e quantificá-los numericamente em unidades de pressão (quilopascais). 

O exame com barômetro é indicado para pessoas que apresentam algum tipo de dor ou patologia nos pés, tornozelos ou joelhos. Os resultados do teste mostram a concentração da pressão na planta dos pés (o que pode causar dores nos dedos dos pés e no calcanhar) e linhas de marcha. 

Após a identificação da causa da dor, a fisioterapia poderá utilizar protocolos que incluem a reeducação postural, alongamento e fortalecimento muscular, para que a dor não retorne. Em alguns casos, como tratamento complementar, poderá ser prescrito pelo médico palmilhas posturais. “Atletas ou pessoas que queiram melhorar a postura, performance na atividade física, marcha e o equilíbrio ao movimento, também podem fazer o exame, pois a baropodometria também pode ser feita para ajudar a identificar o seu tipo de pisada, para que seja feita a indicação do calçado adequado para a prática de atividade física.